Prestamos Assessoria Didático Pedagógica, realizamos palestras, cursos de capacitação para professores e gestores, Oficinas pedagógicas, acompanhamento para grupos de estudos e auxílio no planejamento de aulas e na elaboração de projetos pedagógicos.

domingo, 30 de maio de 2010

Mais um pouco de nossos encontros...

Transformadas pela "poção da bruxa!
Encontro sobre literatura: "Histórias pra que te quero"




Oficina sobre psicomotricidade




Movimento... movimento... movimento!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.

Resumo de Palestras

Curso: metodologia do ensino da Matemática nas Séries Iniciais;


A Matemática costuma ser um” bicho de sete cabeças” tanto para professores quanto para os educandos. É preciso repensar as práticas e estratégias de ensino que a escola tem vivenciado. O que de fato está por trás desta idéia perpetuada por todos? Como tornar o ensino da Matemática significativo e prazeroso? Esse curso propõe o ensino da Matemática de forma lúdica, adequada ao nível de aprendizagem dos educandos e às possibiidades de ensino acessíveis aos educadores.


- Curso: O corpo e a música o prazer em aprender nas Séries Iniciais;


Esse curso teórico-prático busca possibilitar aos educadores vivências e experiências musicais, corporais e lúdicas que fomentem, motivem e fundamentem suas práticas nas Séries Inicias, trazendo, naturalmente, o prazer em aprender para as suas práticas pedagógicas.


- Palestra: Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos... Novas perspectivas para as Séries Iniciais;

Um novo momento se apresenta diante da educação brasileira. Com a implantação de um ano a mais no Ensino Fundamental surge uma importante necessidade de as escolas repensarem sua estrutura curricular, suas estratégias pedagógicas, sua concepção sobre alfabetização....é urgente o processo de adequação, sendo que ele não pode tratar-se de uma troca de nomenclatura , de transposição de conteúdos ou de subdivisão de níveis de ensino. A discussão desse tema pressupõe uma reflexão importante sobre nossas escolas, sobre ensino-aprendizagem, sobre a estrutura do nosso ensino.


- Curso: 1º e 2º anos: processo de alfabetização... o que e como ensinar;

O processo de adequação ao Ensino Fundamental de Nove Anos têm gerado inúmeras dúvidas e angústias aos educadores... O que é mesmo esse primeiro ano¿ Um ano foi acrescentado ao final ou no início do Ensino Fundamental? O que trabalhar de fato? Que metodologias e caminhos seguir? Esse curso oferece reflexões e respostas a esses e muitos outros questionamentos referentes ao tema, oferecendo fundamentação e sugestões de estrutura curricular e de ensino.


- Palestra: Literatura! Prazer em conhecer! Como trabalhar com a literatura na escola;

Palestra que trata de maneira prática, como e porque utilizar a literatura infanto-juvenil na sala de aula, demonstrando suas inúmeras possibilidades que variam conforme o objetivo podendo ser desde despertar o prazer em ler e ouvir histórias , até trabalhar conteúdos de sala de aula.


- Curso: Alfabetização, métodos e metodologias;

Alfabetização é um tema que gera inesgotáveis debates e discussões. E não se pode falar de alfabetização sem falar de ensino, assim como não se pode falar de ensino sem se falar de aprendizagem. Porém a maioria dos métodos considera apenas o ensino desprezando a aprendizagem. O objetivo deste curso é “apresentar” métodos e metodologias desenvolvidas a partir da aprendizagem, ou seja, como a criança aprende.


- Palestra: Coordenador pedagógico, o papel do coordenador como elemento formador na escola;

Essa palestra traz à tona uma discussão necessária e importante: o papel do coordenador pedagógico na escola. Esse importante profissional necessita de uma formação adequada que o possibilite, sobretudo exercer sua principal função: formação pedagógica dos professores. Essa ação muitas vezes meramente administrativa ou como um elemento disciplinador, professor substituto, ou “faz tudo” da escola, além de equivocada vêm prejudicando profundamente o fazer pedagógico que lhe compete.

- Palestra: Psicomotricidade e alfabetização...Corpo que sente, corpo que ensina, corpo que fala;

É possível pensar em ensino ou aprendizagem sem falar em corporeidade? Essa palestra aborda resultados de uma pesquisa na área da alfabetização que pretende responder ao seguinte questionamento: Qual a influência do desenvolvimento psicomotor para o processo de alfabetização? Na palestra sugere-se um processo de alfabetização que vá “Além das letras e números” , que seja vivenciado, brincado, corporeizado e amplo.


- Oficina: Jogos Pedagógicos;

Além de demonstrar como tornar sua aula mais interessante e atrativa com a utilização de diferentes jogos pedagógicos já existentes a oficina tem por objetivo mostrar qual a importância do jogo no processo de ensino/aprendizagem e como aproveitar de forma eficaz as inúmeras possibilidades e conhecimentos desenvolvidos com cada jogo ou brincadeira.

- Palestra : Planejamento e aprendizagem;

“Planejamento e aprendizagem” é uma palestra que aborda os principais pontos a serem levados em conta na hora de planejar para que se garanta o avanço na aprendizagem de todos os alunos.


- Palestra: A contribuição dos jogos na aprendizagem;
Palestra que elucida os objetivos pelos quais os jogos contribuem, e muito, para a aprendizagem dos alunos. Explana sobre as áreas do desenvolvimento infantil contempladas na utilização desse recurso, apresenta diferentes maneiras de trabalhá-los em sala de aula e como agregá-los aos diferentes níveis de aprendizagem.


- Palestra: As dificuldades de Aprendizagem produzidas pela escola;

Atualmente, tem se evidenciado o crescente número de alunos que estão sendo encaminhados pra atendimentos especializados por portarem, segundo a escola, dificuldades de aprendizagem. Buscando investigar quais seriam as causas e os critérios que os docentes utilizam para determinar tais encaminhamentos, foi possível detectar indicativos de que, muitas ações pedagógicas – ou antipedagógicas – são, na verdade, as causas promotoras dessas dificuldades.


- Palestra: Reunião com os pais...Não é hora de reclamação, é hora de construção;

É indiscutível a importância do auxílio familiar na aprendizagem dos alunos. Para que esse auxílio caminhe lado a lado ao trabalho do professor, torna-se necessário uma caminhada pautada em muitos diálogos e reflexões. A palestra em questão defende que a reunião de pais é a hora exata para essa construção. Para isso, é fundamental que os encontros sejam bem elaborados e focalizados em objetivos concretos, desmistificando a idéia que muitas famílias têm que reunião é hora de reclamação e de saber resultados. Os pais também têm que sentir prazer em estarem na escola!


- Palestra: Dar sentido ao ambiente escolar é dar sentido ao ato de aprender;

Não há discussão quando se fala que o ambiente externo (família/escola/sociedade) é um fator determinante no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. Sendo assim, a escola, como meio organizador do conhecimento científico, necessita construir um ambiente em que esse conhecimento torne-se significativo e real. A presente palestra propõe maneiras de dar sentido a esse ambiente e transformá-lo num espaço atrativo, rico em estímulos e oportunidades de interação com o objeto de conhecimento, alicerçado por um clima, indispensável, de afetividade, confiança e prazer.


- Oficina: Construção de materiais pedagógicos utilizando mídias inovadoras;

Esta oficina tem por objetivo desenvolver a capacidade dos professores de elaborar e construir materiais pedagógicos no computador. De forma simples e clara, demonstrando passo a passo como montar diferentes atividades didáticas aproveitando todos os recursos da Internet e dos programas disponíveis.

- Oficina: Apoio pedagógico, novas possibilidades de aprendizagem;

O apoio pedagógico exige do professor o conhecimento de como se da a aprendizagem de determinado conteúdo e de diferentes estratégias de ensino. Por isso esse curso tenta trabalhar a possível origem da dificuldade de aprendizagem para então elaborar uma estratégia de ensino que venha sanar essa dificuldade.