
segunda-feira, 12 de abril de 2010
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Abertura do ano letivo de Santa Vitória do Palmar
domingo, 10 de maio de 2009
Curso realizado em Arroio do Padre em junho de 2009

Estrutura do curso:
Unidade introdutória: lei 11274/06 : como ficam a educação infantil e 1º anos.
1ª e 2ª unidade : Desenvolvendo a Linguagem na primeira infância.
3ª unidade: A Matemática pode ser Matemágica.
4ª unidade: Oficina de jogos pedagógicos para todas as áreas abordadas no curo.
5ª unidade: Ciências naturais e sociais, há o que trabalhar na primeira infância?
5ª unidade: É hora de fazer arte!
6ª unidade: O espaço do corpo na escola.
7ª unidade: Avaliação: o que e como avaliar.
8ª unidade: Reconstrução e Educação: a escola que temos e a escola que queremos...
Resumo de Palestras

A Matemática costuma ser um” bicho de sete cabeças” tanto para professores quanto para os educandos. É preciso repensar as práticas e estratégias de ensino que a escola tem vivenciado. O que de fato está por trás desta idéia perpetuada por todos? Como tornar o ensino da Matemática significativo e prazeroso? Esse curso propõe o ensino da Matemática de forma lúdica, adequada ao nível de aprendizagem dos educandos e às possibiidades de ensino acessíveis aos educadores.

- Curso: O corpo e a música o prazer em aprender nas Séries Iniciais;
Esse curso teórico-prático busca possibilitar aos educadores vivências e experiências musicais, corporais e lúdicas que fomentem, motivem e fundamentem suas práticas nas Séries Inicias, trazendo, naturalmente, o prazer em aprender para as suas práticas pedagógicas.
- Palestra: Implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos... Novas perspectivas para as Séries Iniciais;
Um novo momento se apresenta diante da educação brasileira. Com a implantação de um ano a mais no Ensino Fundamental surge uma importante necessidade de as escolas repensarem sua estrutura curricular, suas estratégias pedagógicas, sua concepção sobre alfabetização....é urgente o processo de adequação, sendo que ele não pode tratar-se de uma troca de nomenclatura , de transposição de conteúdos ou de subdivisão de níveis de ensino. A discussão desse tema pressupõe uma reflexão importante sobre nossas escolas, sobre ensino-aprendizagem, sobre a estrutura do nosso ensino.

O processo de adequação ao Ensino Fundamental de Nove Anos têm gerado inúmeras dúvidas e angústias aos educadores... O que é mesmo esse primeiro ano¿ Um ano foi acrescentado ao final ou no início do Ensino Fundamental? O que trabalhar de fato? Que metodologias e caminhos seguir? Esse curso oferece reflexões e respostas a esses e muitos outros questionamentos referentes ao tema, oferecendo fundamentação e sugestões de estrutura curricular e de ensino.

- Palestra: Literatura! Prazer em conhecer! Como trabalhar com a literatura na escola;
Palestra que trata de maneira prática, como e porque utilizar a literatura infanto-juvenil na sala de aula, demonstrando suas inúmeras possibilidades que variam conforme o objetivo podendo ser desde despertar o prazer em ler e ouvir histórias , até trabalhar conteúdos de sala de aula.
- Curso: Alfabetização, métodos e metodologias;
- Palestra: Coordenador pedagógico, o papel do coordenador como elemento formador na escola;
Essa palestra traz à tona uma discussão necessária e importante: o papel do coordenador pedagógico na escola. Esse importante profissional necessita de uma formação adequada que o possibilite, sobretudo exercer sua principal função: formação pedagógica dos professores. Essa ação muitas vezes meramente administrativa ou como um elemento disciplinador, professor substituto, ou “faz tudo” da escola, além de equivocada vêm prejudicando profundamente o fazer pedagógico que lhe compete.

É possível pensar em ensino ou aprendizagem sem falar em corporeidade? Essa palestra aborda resultados de uma pesquisa na área da alfabetização que pretende responder ao seguinte questionamento: Qual a influência do desenvolvimento psicomotor para o processo de alfabetização? Na palestra sugere-se um processo de alfabetização que vá “Além das letras e números” , que seja vivenciado, brincado, corporeizado e amplo.

Além de demonstrar como tornar sua aula mais interessante e atrativa com a utilização de diferentes jogos pedagógicos já existentes a oficina tem por objetivo mostrar qual a importância do jogo no processo de ensino/aprendizagem e como aproveitar de forma eficaz as inúmeras possibilidades e conhecimentos desenvolvidos com cada jogo ou brincadeira.
- Palestra : Planejamento e aprendizagem;
“Planejamento e aprendizagem” é uma palestra que aborda os principais pontos a serem levados em conta na hora de planejar para que se garanta o avanço na aprendizagem de todos os alunos.
- Palestra: A contribuição dos jogos na aprendizagem;
Palestra que elucida os objetivos pelos quais os jogos contribuem, e muito, para a aprendizagem dos alunos. Explana sobre as áreas do desenvolvimento infantil contempladas na utilização desse recurso, apresenta diferentes maneiras de trabalhá-los em sala de aula e como agregá-los aos diferentes níveis de aprendizagem.
- Palestra: As dificuldades de Aprendizagem produzidas pela escola;
Atualmente, tem se evidenciado o crescente número de alunos que estão sendo encaminhados pra atendimentos especializados por portarem, segundo a escola, dificuldades de aprendizagem. Buscando investigar quais seriam as causas e os critérios que os docentes utilizam para determinar tais encaminhamentos, foi possível detectar indicativos de que, muitas ações pedagógicas – ou antipedagógicas – são, na verdade, as causas promotoras dessas dificuldades.
- Palestra: Reunião com os pais...Não é hora de reclamação, é hora de construção;
É indiscutível a importância do auxílio familiar na aprendizagem dos alunos. Para que esse auxílio caminhe lado a lado ao trabalho do professor, torna-se necessário uma caminhada pautada em muitos diálogos e reflexões. A palestra em questão defende que a reunião de pais é a hora exata para essa construção. Para isso, é fundamental que os encontros sejam bem elaborados e focalizados em objetivos concretos, desmistificando a idéia que muitas famílias têm que reunião é hora de reclamação e de saber resultados. Os pais também têm que sentir prazer em estarem na escola!
- Palestra: Dar sentido ao ambiente escolar é dar sentido ao ato de aprender;
Não há discussão quando se fala que o ambiente externo (família/escola/sociedade) é um fator determinante no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. Sendo assim, a escola, como meio organizador do conhecimento científico, necessita construir um ambiente em que esse conhecimento torne-se significativo e real. A presente palestra propõe maneiras de dar sentido a esse ambiente e transformá-lo num espaço atrativo, rico em estímulos e oportunidades de interação com o objeto de conhecimento, alicerçado por um clima, indispensável, de afetividade, confiança e prazer.
- Oficina: Construção de materiais pedagógicos utilizando mídias inovadoras;
Esta oficina tem por objetivo desenvolver a capacidade dos professores de elaborar e construir materiais pedagógicos no computador. De forma simples e clara, demonstrando passo a passo como montar diferentes atividades didáticas aproveitando todos os recursos da Internet e dos programas disponíveis.
- Oficina: Apoio pedagógico, novas possibilidades de aprendizagem;
O apoio pedagógico exige do professor o conhecimento de como se da a aprendizagem de determinado conteúdo e de diferentes estratégias de ensino. Por isso esse curso tenta trabalhar a possível origem da dificuldade de aprendizagem para então elaborar uma estratégia de ensino que venha sanar essa dificuldade.